Pular para o conteúdo principal

Top 10 maiores times da história do futebol

esquadrão amarelo que faz parte dos 10 maiores times da história do futebol
AP

Revista Inglesa "FourFourTwo" elege os 50 melhores times de todos os tempos. E nos do Camisa 5 separamos o Top-10.

A Renomada publicação britânica é conhecida por produzir os mais variados rankings sobre futebol. Em 2016 ela liberou essa lista que gerou e gera polêmica até os dias de hoje.

Dentre os 10 maiores clubes da história do futebol estão dois brasileiros. Confira:

10º HUNGRIA 1950-56
O time comandado pelo lendário Ferenc Puskas abre esta lista. Campeões olímpicos em Helsinque, 1952, a equipe perdeu apenas dois jogos entre 1949 e 1956. Um deles foi justamente a final da Copa do Mundo de 1954, na Suíça, no chamado "Milagre de Berna", quando o desacreditado time da Alemanha venceu os húngaros por 3 a 2.

9º SANTOS 1955-68

A revista lembra que nove campeões mundiais faziam parte desta memorável equipe, dentre eles, o Atleta do Século, Pelé. No texto, a “FourFourTwo” destaque que o time poderia ter ganhado muito mais – apesar de ter sido duas vezes campeão mundial –, mas preferiu excursionar pelo mundo.

8º INTER DE MILÃO 1962-67
O Inter de Milão bicampeão da Europa em 1963/64 e 1964/65 entrou na lista dos 10 maiores clubes das história do futebol por definir o estilo clássico do futebol italiano. Seu esquema era o 5-3-2, com um líbero atrás dos defensores e os laterais se lançando no contra-ataque foram característicos da equipe, cujo principal destaque, de acordo com a “FourFourTwo”, era o técnico argentino Heleno Herrera.

7º ESPANHA 2007-12
A sétima posição é da geração que apagou com a fama de “amarelão” da Espanha ao conquistar as Euros de 2008 e 2012 e a Copa do Mundo de 2010. O tiki-taka da Fúria e a obsessão pela posse de bola fizeram do time de Casillas, Sergio Ramos, Puyol, Busquets, Xabi Alonso, Iniesta e Fábregas um dos melhores da história.

6º LIVERPOOL 1975-84
Quatro das cinco taças da Liga dos Campeões da Europa que estão na sala de troféus do Liverpool foram conquistadas por esta equipe. Além disso, o time liderado por Graeme Souness, Kenny Dalglish e Alan Hansen também conquistou sete de oito edições do Campeonato Inglês no período.

5º BARCELONA 2008-11
Esta posição é para quem se lamentou por não ter visto nenhuma das equipes listadas até agora. O Barcelona que levou (quase) tudo com Pep Guardiola no comando ocupa o quinto posto. Foram duas edições da Liga dos Campeões, dois Mundiais e três taças do Campeonato Espanhol e uma grande herança, segundo a revista: o nascimento da fase goleadora de Messi.

4º REAL MADRID 1955-60
O Real Madrid que conquistou cinco edições da Liga dos Campeões da Europa entre 1956 e 1960 está na quarta posição não por suas taças e craques, como Di Stefano e Puskas. A revista destaca que aquela geração intentou a ideia de um clube moderno, com influência mundial.

3º MILAN 1987-91
Carlo Ancelotti, Frank Rijkaard, Van Basten e Gullit, Paolo Maldini, Franco Baresi, e uma equipe recheada de craques da defesa ao ataque. Esses são os craques desse histórico clube. O Milan do final dos anos 1980 foi o time italiano com maior sucesso na Europa.

2º BRASIL 1970
A Seleção tricampeã do mundo formada por Jairzinho, Tostão, Pelé, Rivellino e companhia é exaltada pelo seu jogo bonito. Em seu texto, a revista destaca o elenco estrelado – especialmente do meio para frente – e o que aquele time representava: tudo que era glorioso e, mais importante, divertido. O elenco de 70 não poderia ficar de fora da lista dos 10 maiores times da história do futebol.

1º AJAX 1965-73
“Outros times podem ter ganho mais, mas poucos poderiam provocar tal efusão de emoções com o passar dos anos”. Assim a revista justifica o topo para o Ajax de Johan Cruyff, comandado pelo emblemático Rinus Michels. Com um 4-3-3 “caótico”, nas palavras da “FourFourTwo”, ele conquistou o tricampeonato da Liga dos Campeões entre 1971 e 1973.